skip to Main Content
HISTÓRIA DOS MOTO CLUBES

HISTÓRIA DOS MOTO CLUBES

É muito comum cruzarmos com grupos de motociclistas nas rodovias, tanto brasileiras quanto do resto do mundo. Esses grupos muitas vezes são caracterizados por andar uniformizados, com jaquetas ou coletes de couro e um brasão bordado, além do padrão de pilotagem onde todos seguem o mesmo ritmo na estrada. Eles fazem parte de Moto Clubes, grupos que tem como dogma tradição e irmandade. Hoje viemos contar uma breve história deles para vocês.

Confira:

oi

Os registros mais antigos de moto clubes no Brasil são dos anos de 1927 e 1932 e, dizem, que foi no estado do Rio de Janeiro onde fundaram os primeiros motos clubes brasileiros, conhecidos, respectivamente, como Moto Club do Brasil e Moto Club de Campos.

Enquanto isso, na década de 30, em outros países, não paravam de surgir novos moto clubes, o problema é que a mídia da época criou uma imagem não muito positiva desses grupos, em que os classificava como pessoas “fora da lei”, que viviam nas estradas para fazer arruaça. Um exemplo, são os filmes que eram produzidos em Hollywood nos anos 50 e tinham os riders como os vilões das histórias, aqueles motoqueiros que formavam gangues para roubar e bagunçar as cidades, como o personagem de Marlon Brando no filme “O Selvagem” (trailer).

Nas décadas de 60 e 70, com o sucesso de Elvis Presley, Steve McQueen e John Travolta a história dos motos clubes começou a mudar…para melhor. Aquela imagem de que motociclistas eram “caras maus”, sumiu, devido a romantização de alguns personagens, como Danny Zuko (John Travolta) no filme Grease. Foi nesse período que os motociclistas começaram a seguir a doutrina de irmandade e companheirismo nas estradas.

A partir da década de 80, muitas coisas mudaram e foi para muito melhor, pois começou a haver mais respeito, tanto entre os componentes do grupo, quanto das pessoas que só acompanham por fora. Atualmente existem muitos grupos em todos o Brasil, só aqui em Santa Catarina temos cerca de 2500 registrados, são grupos para todos os tipos de gostos.

E você, faz parte de algum moto clube?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ofertas e Eventos

Inscreva-se para receber todas as as novidades.

Florianópolis
+55 (48) 3244-1901
E-mail: contato@triumphfloripa.com.br

Av. Marinheiro Max Schramm, 3233, J.Atlântico – Florianópolis

2019 Triumph | Floripa - Direitos Reservados.

Back To Top
Close search
Search