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Manutenção Preventiva: Quem Ama, Cuida

Manutenção preventiva: quem ama, cuida

A manutenção preventiva não deve ser feita quando a moto apresenta alguns problemas de funcionamento. Ela é fundamental para garantir uma pilotagem segura, principalmente antes de viagens e pegar a estrada. Com a revisão de alguns itens, é possível prevenir problemas em comandos e manter as peças e acessórios em ótimo estado.
Não é necessário ter muito conhecimento mecânico para fazer a manutenção preventiva da sua Triumph.

De acordo com Ervino Espindola, mecânico da Triumph Floripa, o próprio rider pode fazer uma verificação visual, todos os dias, antes de sair com a motocicleta de casa.

Os principais itens para incluir na manutenção preventiva:

Pneus e rodas
Um bom começo para evitar dores de cabeça é criar o hábito de checar o estado dos pneus. Usá-los em boas condições garante um deslocamento seguro. “A calibragem do pneu é vital. Se você for andar com a pressão muito baixa, o consumo de pneu e combustível será maior. E se pilotar com uma pressão elevada, a moto perde instabilidade”, informa Ervino. Por isso, é aconselhável conferir se a calibragem está de acordo com as especificações do Manual do Proprietário.

E se você estiver pensando em viajar, é importante ter em mente trocar o seu pneu. Ervino alerta que, se optar por sair com um pneu meia vida, você precisará de novos no meio do percurso – o que pode ser muito difícil de achar, dependendo do destino.

PNEU

Comandos e cabos
Os cabos de freio, acelerador e embreagem também devem estar na sua lista de revisão. “Observe se há algum desgaste, se corre risco de arrebentar”, alerta ele.

COMANDOS

Freios
Outro ponto em termos de manutenção é o sistema de frenagem. Por conta do funcionamento de freios estar baseado em atrito, o desgaste não será só nas pastilhas, mas no disco de freio também. Neste caso, mais do que o olhar, a audição é que ajuda. “Se o motociclista ouvir algum ruído é o metal da pastilha que entra em contato com o metal do disco. Isso é sinal de que está na hora de trocar”, explica Ervino.

A média de vida útil de uma pastilha varia de acordo com o uso. Para que a pastilha da sua Triumph tenha maior tempo de uso, ele aconselha evitar a pilotagem com o pé apoiado no freio. “Por ser freio a disco, só de andar com o pé apoiado, faz com que haja o consumo da pastilha”, diz o profissional.

FREIOS

Luzes
Durante a inspeção, é importante observar se todas as luzes (de freio, piscas, lanterna, farol e painel) estão funcionando. Qualquer problema em um desses equipamentos é considerado infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, com penalidade na carteira de habilitação e multa.

LUZES

Filtro de água e óleo
Para não comprometer a lubrificação do motor, deve-se estar atento para a troca do filtro de óleo e limpeza do filtro de ar. O primeiro deve ser substituído de acordo com o manual da sua Triumph. Já o filtro de ar, por reter muitas impurezas, tem que ser limpo periodicamente.

FILTRO

Bateria
Atenção com a bateria. Ligue todos os dias a sua Triumph, mesmo que por poucos minutos. Além disso, instale os acessórios somente com os profissionais na concessionária, pois a má-instalação feita por não especialistas da marca pode consumir ainda mais a vida útil da sua bateria.

É importante lembrar que, sempre que surgirem dúvidas, o melhor a fazer é consultar o Manual da sua Triumph ou vir até a Triumph Floripa.

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